Header ad
Header ad
Eclipse lunar é aguardado com expectativa em São José dos Campos

Eclipse lunar é aguardado com expectativa em São José dos Campos

Nota do Editor

  • Fique atento aos melhores horários e seus respectivos pontos de observação do eclipse total da superlua que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de setembro.

Na passagem do domingo (27) para segunda-feira (28) ocorre mais um eclipse total da Lua. Além do Brasil o fenômeno será visível nas Américas do Norte, Central e Sul, Europa, África e oeste da Ásia. A fase de sobra do eclipse no Brasil será observada das 22h07 do domingo à 01h27 de segunda.

Segundo a Agência Espacial norte-americana (Nasa), o eclipse coincide ao mesmo tempo em que uma superlua. De acordo com a Nasa, o fato é tão rara que ocorreu apenas cinco vezes ao longo do século 20, sendo que a última foi em 1982. Depois deste domingo, o fenômeno só deve se repetir em 2033.

luaEsta superlua, a segunda do ano, será a mais próxima da superfície terrestre. No Brasil a Lua começa a escurecer por volta das 22h ganhando uma coloração avermelhada, conhecida como Lua de Sangue. Cerca de uma hora depois, o astro estará completamente eclipsado só voltando ao normal por volta de 1h30 da segunda-feira.

Informações oficiais da agência no site da NASA em nasa.gov/topics/solarsystem/features/eclipse
As superluas ocorrem porque a órbita do nosso satélite natural é elíptica. Isso faz com que exista um ponto chamado de perigeu, em que a Lua fica literalmente mais próxima da Terra. A impressão que temos em dias como este domingo é de que ela esteja 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal.

Já o eclipse lunar total ocorre quando a Lua passa pela sombra que nosso planeta projeta a partir da luz que recebe do Sol. Os efeitos começam a ser percebidos a olho nu quando o satélite natural entra na região mais central e escura da sombra, chamada de umbra (a área periférica recebe o nome de penumbra). A cor vermelha é resultado da influência da atmosfera terrestre nos raios de luz.

A palavra eclipse significa desaparecimento ou ocultação, ou seja, torna-se eclipsado algum astro ou objeto encoberto por outro.

Equipamentos – Ao contrário dos eclipses solares, que requerem instrumentos e filtros apropriados para se evitar dados aos olhos, as pessoas não precisarão usar equipamentos ópticos como binóculos, telescópios e filtros para acompanhar o eclipse lunar.

Desde as origens da humanidade os eclipses são contemplados e, a partir da Antiguidade, seus mecanismos começaram a ser compreendidos pelos precursores da Ciência e Filosofia. Hoje, o fenômeno ainda tem relativa importância à Ciência e muita para a Cultura e Educação.

No século 5 (a.C.) a projeção circular da Terra sobre a Lua, quando de eclipse lunar, demonstrava a esferecidade do planeta e a recorrência regular do fenômeno tornou possível sua previsão.

Dados sobre o horário do eclipse no Brasil

Nascer ao pôr do Lua 12h27m
Nascer da Lua 17:50
Pôr do Lua 05:23
Distância do centro do Sol 149,944,330 km
Distância para o centro da Terra 363,813 km
Lua iluminação (às 00:00) 98.5%
Fase lunar encerando
Signo do zodíaco da Lua Peixes ♓

Neste link, a tabela a seguir apresenta o cronograma e fases da eclipse lunar total em 27 de setembro de 2015 no Brasil. Para cada cidade que tenha atribuído um fuso horário (UTC) muito precisa (leva em conta o horário de verão, se aplicável).

A tabela mostra que no dia 27 de setembro de 2015 em Brasilia, America/Sao_Paulo (UTC -3), um eclipse do tipo eclipse lunar total terá início às 21:12, o eclipse máximo irá ocorrer a 23:47 quando a Lua atinge uma altitud de 72 °; este evento vai chegar a um fim às 02:22 e terá uma magnitud penumbral de 2.23 (essa é a fração da Lua obscurecida pela entrada de penumbra da Terra) e magnitud um umbral de 1.276 (fração da Lua obscurecida pela umbra da Terra).

A equipe do observatório é formada por pesquisadores e alunos do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap, com grande experiência em pesquisa, extensão e divulgação científica.
A equipe do observatório é formada por pesquisadores e alunos do programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap, com grande experiência em pesquisa, extensão e divulgação científica.

Programação do evento em São José dos Campos:

  • 18h: Abertura do Observatório e início da montagem dos telescópios;
  • 18h30: Palestra sobre eclipses lunares e solares; o que os visitantes poderão esperar ver nesta noite;
  • 19h: Início da observação do céu noturno com telescópios: Planetas Saturno, Urano e Netuno, Aglomerados estelares: Tucano 47 e Caixinha de Joias.
  • 21h: Início da observação da Lua
  • 21h12: Lua entra na penumbra
  • 22h07: Lua entra na sombra
  • 23h11h: Início do eclipse total

Acompanhe o eclipse da lua ao vivo

As previsões exatas só foram possíveis por meio de cálculos matemáticos processados com o Javascript Lunar Eclipse Explorer, programação que foi desenvolvida por Chris O’Byrne e Fred Espenak.  Este javascript, pode computar as circunstâncias locais para cada eclipse lunar que possa ser visível em uma determinada cidade para o período de 2000 aC a 3000 dC. Quando foi o último eclipse lunar total visível na Europa? Quando é o próximo eclipse lunar parcial visível a partir de Nova York? Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas facilmente usando a ferramenta online, desenvolvida pela equipe da GSFC.

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock