Header ad
Header ad

Curiosidades sobre o sono do bebê

Sono do bebê

Dormir é uma necessidade, faz bem à saúde e ainda é uma delícia! Desde o nosso nascimento temos que prestar muita atenção a como lidamos com o sono. À medida que envelhecemos, a quantidade de horas de sono diárias diminui. Durante a gestação, a mamãe já começa a enfrentar uma grande mudança na rotina do descanso. Às vezes rola até uma insegurança: “será que eu vou conseguir descansar quando meu bebê nascer”? A resposta, acho que todas as futuras mamães sabem: não, você não vai dormir mais. Mas este descanso que fica cada vez mais raro, pode sim, ter mais qualidade.

Entenda o sono do bebê

Entender como funciona o horário de descanso do seu filho ou filha, é fundamental para que você se organize, respeite as necessidades da criança e consiga dormir e estar pronta para enfrentar mais um dia, sem prejudicar a sua saúde. Nos primeiros anos de vida, a criança precisa dormir mais. Em média, os recém-nascidos dormem entre 14 e 17 horas por dia. Parece ótimo, não? Afinal, a mamãe terá tempo para repousar…Só que não! O pequeno ou pequena acorda diversas vezes e sem hora certa para mamar, dentre outras necessidades. Geralmente de três em três horas, o seu baby vai precisar de uma assistência.

Os bebês entre a idade de 4 a 11 meses devem descansar entre 12 a 15 horas de sono. Já as crianças entre 1 e 5 anos conseguem dormir entre 10 e 14 horas por dia. Somente a partir dos 6 anos é que a criança passa a dormir em média 9 horas por dia. Um media parecida com a dos adultos, guardadas as devidas proporções.

Por que dormimos mais quando somos crianças?

Para entender por que as crianças dormem mais do que os adultos, conversamos com Luciana Rocha, representante da Euro Colchões. A empresa se associou a Sleep to Live Institute, um dos institutos que é referência mundial no assunto estudo da saúde e do sono. Segundo Luciana, “dormir é fundamental para que o corpo realize determinadas funções biológicas fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento do corpo e do cérebro. Por isso, dormimos mais quando somos crianças, pois o corpo está em constante crescimento”.

Além disso, é importante comprar colchões de qualidade comprovada e cuidar para que o ambiente esteja sempre limpo e arejado. Quando os pais passam a entender melhor como funciona a rotina de sono do baby, fica mais tranquilo se organizar para atender quando a criança acorda e manter uma rotina, para que todos consigam descansar.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock