Header ad
Header ad

Principais doenças da coluna

Principais doenças da coluna

Muitas pessoas reclamam de dores nas costas e na lombar e nem imaginam que podem estar com algum problema sério na coluna, que exige acompanhamento e tratamento. Mas não é só a dor que atrapalha o dia a dia, pelo contrário, doenças desse tipo prejudicam as atividades diárias mais corriqueiras e também a qualidade de vida.

O mais indicado para se evitar as doenças da coluna é manter uma rotina de exercícios físicos, manter o peso corporal dentro do limite saudável e prestar atenção na postura. Infelizmente, nem tomando todos os cuidados necessários conseguimos garantir que não teremos nenhum tipo de problema ao longo da vida. Entretanto, podemos conhecer melhor cada um deles e saber o que fazer quando os sintomas chegarem. A seguir, o Dr. Renato Bastos, da Orto Center, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, nos apresenta as principais doenças da coluna.

Hérnia de disco

Todo mundo conhece alguém que tem ou já teve a hérnia de disco. Isso ocorre porque essa é a doença da coluna que mais afeta a população brasileira, segundo uma pesquisa recente. Segundo o ortopedista, ”Trata-se do desgaste de um ou mais discos invertebrais da coluna, fazendo com que eles se rompam com o passar do tempo e causando a expulsão do material do núcleo do disco”.

Existem diversos tipos de hérnia de disco, como a lombar, e na maioria das vezes eles são ocasionados pelo carregamento excessivo de peso ou por postura errada. Os tratamentos também são inúmeros e não costumam ser invasivos, consistindo em medicação e, em alguns casos, fisioterapia. Apenas em situações extremas é que a cirurgia é recomendada.

Escoliose

Assim como a hérnia de disco, a escoliose é muito conhecida por afetar grande parte da população no Brasil. Essa doença é fruto de uma deformação vertebral, que apresenta uma torção, para os lados ou para frente, da coluna, que deveria ser reta.

“As formas de tratamento também não são radicais, variando entre medicações específicas e fisioterapia. Em alguns pacientes, pode ser recomendado o uso de um colete especial que ajuda a manter a postura vertebral no devido lugar ou até recorrer à cirurgia”, ressalta o doutor Renato.

Lombalgia

A lombalgia nada mais é que a corriqueira dor nas costas que começa na região lombar, na parte mais baixa da coluna, perto da bacia, chamada popularmente de “dor nos quartos”. Essa doença se manifesta por diversas causas, mas não deve ser negligenciada, pois pode acarretar até problemas de mobilidade caso haja um agravamento do quadro.

Chamada por especialistas de “enxaqueca da coluna”, a lombalgia exige diversos tipos de tratamentos, a depender apenas dos fatores que causam a doença.

Artrose da coluna

A artrose é a principal causadora de outras doenças como o reumatismo e costuma afetar os idosos. O desgaste dos ossos e da cartilagem da vértebra acarretam a artrose da coluna, que, consequentemente, resulta no enfraquecimento e na destruição dos tecidos que revestem a área.

Não deixe de consultar um especialista

Para o Dr. Renato Bastos, é essencial que os pacientes recorram ao ortopedista ao primeiro sinal de dores constantes nas costas. “Muitas doenças mais graves podem ser evitadas se o tratamento das causas da dor for precoce. É preciso acabar com esse pensamento de que é só uma dorzinha e que vai passar. A automedicação também é muito preocupante e deve ser evitada”, ressalta.

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock