Header ad
Header ad

Reclamocracia e Coitadismo

(Publicado dia 14/05/2012 www. asimovia.blogspot.com.br)

Olá, caros leitores, nesta tarde fria e chuvosa (naquele dia…)

Reservei a inspiração de hoje para falar de sistemas de governo, com ênfase na descrição do nosso sistema em vigor. Para quem quiser uma leitura mais séria, recomendo este link na wikipedia.

Confrontando os conceitos ali resumidos com o que vejo no nosso país, concluí há algum tempo que vivemos em sob o regimo político do Coitadismo. Todo mundo no país é algum tipo de criatura covardemente oprimida, sofredora, desrespeitada, humilhada e abandonada pelo “sistema”. Ah, o tal sistema, esse crápula…

Você não consegue um bom emprego para ganhar R$ 3mil por mês? Coitadinho! Pegue esse bolsa-família.

Não entrou na faculdade? Coitadinho! Vamos reservar uma parte das vagas para você.

Roubou, furtou, matou, traficou e enganou? Coitadinho! Cumpra seus 3 meses de pena em liberdade.

Não tem casa? Coitadinho! Tá aqui uma quase grátis para você.

Não tem terra para plantar? Coitadinho! Vamos tirar daquele fazendeiro malvado e te dar um pedaço. E vamos dar a enxada, a casa, a escola e tudo para você viver bem. E se você largar tudo para voltar para o MST, a gente entende: coitado de você.

Escuta, gente, e o esforço individual, hein? E aquele trouxa que estudou como um porco para entrar numa universidade pública e agora tem um emprego mediano, vai ter que custear essa bandalheira toda? Vai sim.

Minha crítica neste post não é às políticas sociais do partido atualmente no poder, mas essa atitude de vitimizar as pessoas. Parece que ninguém é incompetente. Parece que ninguém é folgado. Parece que nenhum criminoso é mau.

A Reclamocracia é um evento menos político e mais social. É a mania que as pessoas tem de reclamar de tudo. Sem citar nomes, ouvi essa de um colega de trabalho certa vez:

“— Os gerentes estão muito agitados. Alguma coisa vem por aí, e não pode ser coisa boa.”

Caramba, meu ! Não quer dizer logo do que se trata, já que você parece saber tanto? Na verdade, não sabe, né? Foi o mesmo sujeito que criticou o novo plano odontológico gratuito que a empresa oferece, 2 meses antes dele entrar em operação…

O que dizer dos que estão o tempo todo criticando todas as medidas de todas as instâncias de governo? Todas as mudanças nas leis são ruins, todas as obras públicas são desnecessárias e caras, todas as mudanças nas taxas de juros são para pior (tanto para cima quanto para baixo), todas as novelas são ruins, todos os jogadores são pernas de pau, todos os filmes são fracos, todos os “tudos” são pessimamente horríveis.

Ah, que saco !

Realmente, eu reclamo é desses. Que não são poucos, mas não perfazem maioria. Ainda bem.

Outras Publicações

SiteLock