Header ad
Header ad

Saiba como se prevenir da osteoporose

Prevenção da osteoporose

A osteoporose é uma doença metabólica e sistêmica, que atinge todos os ossos. Dados mostram que a morbidade e a mortalidade de fraturas aumentam a cada ano, devido a prevalência da osteoporose.

Estima-se que com o aumento da população idosa na América Latina, o ano de 2050, quando comparado ao de 1950, apresentará crescimento de até 400% no número de fraturas no quadril, para pessoas com idade entre os 50 e 60 anos, e cerca de 700% de aumento em pessoas com idade superior aos 65 anos de idade.

Um dos grandes causadores do aumento dessas fraturas é o agravamento da osteoporose. Embora a doença atinja tanto homens quanto mulheres, há uma proporção, a partir dos 50 anos, de seis mulheres para cada homem osteoporótico.

Se os problemas causados pela osteoporose são mais comuns com a chegadada da idade, a prevenção deve começar desde cedo. Para falar melhor sobre como preveni-la, o Jornalismo Colaborativo convidou o Dr. Renato Bastos, da clínica ortopédica em Duque de Caxias, Medical Force.

Como se prevenir da osteoporose

A melhor forma de combater a osteoporose, já que ela só se manifesta com a idade, é começar se prevenir ainda na adolescência, quando o esqueleto está se formando e constituindo a massa óssea. Isso acontece até os 20 anos, quando a estrutura óssea começa a enfraquecer. A partir dos 40 anos se inicia o risco de perda de massa óssea natural.

Um dos mais eficientes caminhos para a prevenção da doença é o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D. O cálcio atua no fortalecimento dos ossos, e a vitamina D faz a sua absorção.

As mulheres devem ficar atentas, pois uma pesquisa equivocada mostrou que para 60% delas tomar um copo de leite por dia é suficiente para se manterem livres da osteoporose. Isso não é verdade, já que representa menos de 25% da quantidade de cálcio recomendada, pela Organização Mundial de Saúde.

O diagnóstico da osteoporose

Como a osteoporose é uma doença silenciosa e não causa dor, o problema pode demorar a ser notado. Normalmente só se descobre depois de uma fratura, já que 98% das pessoas só procura ajuda ortopédica após sentir dores. Com isso o tratamento demora a ser iniciado, influenciando diretamente nos resultados.

A não identificação da doença durante o tratamento de uma fratura faz com que a pessoa aumente a sua chance de sofrer novas fraturas osteoporóticas em até duas vezes.

Alimentação para combater a osteoporose

O leite de soja não é eficaz na prevenção da osteoporose, pois o cálcio que ele possui é adicionado industrialmente. No entanto, é raro, mas já é possível encontrar leite de soja com cálcio que consegue auxiliar no fortalecimento dos ossos, por isso convém dar preferência ao leite de origem animal.

Tabela com cálcio por alimento

Além do leite, há cálcio em muitos alimentos. Como mostra a tabela, com dados da Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), que traz alguns valores de cálcio para cada 100g de cada alimento.

  • Brócolis ………………….. 513 (mg)
  • Feijão Branco …………. 177 (mg)
  • Sardinha ………………… 482 (mg)
  • Queijo Minas ………….. 579 (mg)
  • Queijo Prato …………… 345 (mg)

Jornalista engajada na área digital com especialidade em marketing de conteúdo. Amo escrever sobre tudo...

Outras Publicações

SiteLock