Header ad
Header ad
Fórum Internacional de Soluções em Educação

Alpha é a estrela mais brilhante da constelação. Alpha Lumen são as estrelas mais brilhantes.

Em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, é possível enxergá-las de perto nas crianças e jovens do Instituto Alpha Lumen, responsável por gerar estruturas de apoio ao ensino de estudantes com altas habilidades, provenientes principalmente da escola pública e de baixa renda.

Em outubro, o IAL promove importantes encontros de fomento à educação: Fórum de Soluções em Educação, Science and Business Fair e o Encontro Olímpico, onde serão discutidos o papel do ensino e das escolas dentro da sociedade atual e apresentadas boas práticas e soluções para nortear a implementação de mudanças.

No Fórum Internacional de Soluções em Educação, entre os dias 19 e 20/10 (9h – 17h), as discussões serão pautadas em três eixos: saúde mental e educação socioemocional, competências não cognitivas e aprendizagem maker.

Voltado para educadores, gestores, empreendedores, representantes do poder público e líderes da sociedade civil, pais, entidades e empresas ligadas à educação e meios de comunicação principalmente do Vale do Paraíba, o Fórum acontece no âmbito da Science and Business Fair, mostra de soluções em educação, ciência, tecnologia e negócios.

O evento contará com grandes nomes da Educação no Brasil, como a filósofa e psicanalista Viviane Mosé, o fundador da ONG RenovaBR, Eduardo Mufarej, e representante de instituições internacionais, como o MIT e o Instituto Confúcio. Os painéis de discussão são voltados principalmente para pessoas que atuam na área da educação, mas são abertos ao público mediante inscrição e contribuição com um 1kg de alimento não perecível, a ser doado para uma instituição de caridade da região.

A partir desse encontro, o IAL pretende gerar espaços de reflexão e de ação sobre o papel da educação e das escolas dentro da sociedade atual. E é justamente com uma proposta inovadora que propõe instigar a curiosidade, ampliar horizontes e motivar vocações que o IAL tem desenvolvido inúmeros projetos junto à comunidade, voltados para a formação de lideranças transformadoras entre jovens e crianças com potencial para se tornarem agentes disruptivos da sociedade, no Brasil e no mundo.

Ao transformar ações em soluções para as questões do mundo, o IAL forma jovens lideranças que ampliam o saber e a evolução dos projetos de vida de outros estudantes que refletem sobre a construção da própria história, impactando positivamente o seu entorno.

Apesar de colecionarem medalhas nas olímpiadas de robótica e matemática, os alunos adquirem potencial em diversas áreas de educação, como o núcleo STEAM (Science Technology Engineering and Mathematics), Relações Internacionais, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Saúde, Esportes, Arte e Cultura.

Essa metodologia de ensino idealizada pela Física, Astrônoma e Educadora Nuricel Villalonga Aguilera,  já possibilitou o ingresso de muitos jovens de São José dos Campos nas melhores e mais conceituadas Universidades do Brasil. Entre elas: ITA, USP, UNESP, UNIFESP, IME e UNICAMP. O resultado desse Projeto Escola também se vê nas faculdades internacionais como: Standford, Harvard, MIT, Hamshire College, Universidade Estatal de Belgorod – Russia, entre outras.

Desde cedo, os alunos aprendem a organizar e desenvolver projetos para grandes eventos que reúnem parceiros entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, ONGs e grupos especializados.

Entre eles, destacam-se o Tech Challenges, que em uma única grande ação, promove quatro eventos simultâneos: Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Torneio Juvenil de Robótica (TJR), Torneio Universitário de Robótica (TUR) e o Robofest.

Já o Science Day, realizado em parceria com a NASA e BFCC (Brazil-Florida Chamber of Commerce), trouxe mais de 5000 participantes, reunindo também Institutos de pesquisa universidades, empresas de tecnologia em, Palestras, Wokshops, Oficinas Observações Astronômicas e Exposição.

Outro evento importante realizado pelo instituto é o Science Fair, que tem como papel social incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica e superior, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e tecnologia.

Buscando criar espaços de reflexão e de ação sobre o papel da Educação e das escolas dentro da sociedade atual, apresentando boas práticas que norteiam a implementação de mudanças, o Fórum Internacional de Soluções em Educação pretende trazer o debate em torno das demandas estabelecidas não só pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, mas também pelas mudanças sociais que exigem indivíduos estruturados com novas competências.

Confira abaixo os painéis e programação do evento:

19/OUT – SEXTA FEIRA

Palestra Magna com Nuricel Villalonga Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen
Painel 1: Políticas Públicas na Educação
Painel 2: Educação de Alta Performance
Painel 3: Desenvolvendo Competências e Empreendedorismo
Painel 4: Educação Científica na Escola
Painel 5: Educação Infantil, Fundamental e Boas Práticas
Painel 6: Educação Global
Palestra Magna com Carlos Abranches, psicanalista e jornalista: “A Pedagogia do Afeto

20/OUT – SÁBADO

Painel 7: BNCC – Base Nacional Comum Curricular
Painel 8: Saúde Mental e Socio-emocional
Painel 9: Cultura Maker e a Construção do Conhecimento
Palestra Magna com Eduardo Mufarej, fundador da ONG RenovaBR
Painel 10: Alimentação Escolar: Desafios para a Saúde
Painel 11: CNV – O poder do diálogo com a comunicação não-violenta
Painel 12: Sustentabilidade: a inclusão da temática socioambiental
Palestra Magna com Viviane Mosé, filósofa e psicanalista: “Desafios Contemporâneos para Além da Educação Escolar

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
ou baixe a versão em PDF  

 

INSCRIÇÕES

Para participar do Fórum Internacional de Soluções em Educação, você deve efetuar a inscrição a partir do link abaixo:

https://goo.gl/K23nTX

 


Fonte: Instituto Alpha Lumen

Principal site de Jornalismo Colaborativo, destaque no Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIII / Prêmio Expocom 2016 e referência em startups de jornalismo na 300ª edição da Revista Imprensa em 2014.

Outras Publicações

SiteLock